Provérbios 22:6

“Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.”

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Devocional de Páscoa

DOMINGO DE RAMOS:
A idéia a fazer uma árvore de promessas. Saia com a família para caminhar e recolha um galho de árvore pelo caminho. Quando chegar em casa, procure na Bíblia algumas promessas de Deus. Então, corte algumas folhas de papel em formato de ovo e escreva nelas essas promessas. Pendure esses ovos de promessas no galho. Aproveite para conversar com seus filhos sobre o significado desse domingo, que foi quando Jesus entrou, triunfante, em Jerusalém e foi saudado pelas pessoas que o amavam com ramos. Os ramos de palmeiras também cobriam o chão por ondem Jesus passava, montado em um jumento.

SEGUNDA:
Bem-vindo! Quando Jesus se aproximou de Jerusalem, ele chorou sobre ela. Então ele entrou no templo e começou a expulsar os que estavam vendendo. Disse-lhes: "Está escrito: 'A minha casa será casa de oração' . Aproveite esse dia e essa passagem (lucas 19:45-47) para trabalhar com as crianças o motivo pelo qual não devem carregar celulares, jogos, revistas e outros objetos para a igreja. Faça com eles um propósito para que não levem mais isso para a igreja.

TERÇA:
Lembretes de Misericórdia; Quando Jesus foi crucificado, ele usava uma coroa de espinhos. Pegue um pão já assado (pode ser o italiano) e peça que seus filhos espetem palitos nesse pão, a fim de representar os espinhos da coroa de Jesus. Coloque o pão em sua mesa e deixe ele visível durante o resto da semana. Quando alguém
na sua família observar outro membro da família tendo um ato de bondade para com o outro, essa pessoa pode tirar um espinho da coroa, o pão, e colocá-lo em um jarro ou cesto. Então, durante a refeição no Domingo de Páscoa, a família pode conversar sobre as boas ações feitas pela família, como foi ajudar a carregar a carga do outro. Assim como Jesus fez por nós na Páscoa.

QUARTA:
Sem luxo: Páscoa nos lembra o grande sacrifício de Jesus por cada um de nós. Em família, decidam por abrir mão de algo que normalmente fazem , como desligar a TV no período da noite ou apagar as luzes. Aproveitem esse tempo para fazer a leitura de João 12:37-49

QUINTA:
Peparar e Servir "Maundy Thursday" : esse dia nos faz lembrar que Jesus preparou seus discipulos para a Sua morte e, num ato de amor, Ele serviu seus discipulos e lavou seus pés. Essa é uma ótima oportunidade de explicar para seus filhos o memorial que realizamos em nossas igrejas, a Ceia do Senhor. Prepare pequenos pedaços de pão e suco de uva, como também separe um creme bem gostos para pés. Leia João 13: 1-15. Nesse momento os membros da família podem hidratar os pés uns dos outros. Voltando para a mesa, leia Lucas 22:15-20. Nesse momento a família pode comer o pão e o vinho, como fizeram os discípulos.

SEXTA:
Carregando o fardo: como uma lembrança do sofrimento de Jesus, dê a cada um da família uma pequena pedrinha ou grão de feijão para que coloquem no sapato durante todo o dia. Vai ser desconfortável, mas não insuportável. No jantar conversem sobre como foi carregar esse fardo durante todo o dia e o que o sacrifício de Jesus significa para cada um.

SÁBADO:
O Sábado é o dia em que experimentamos o vazio. Se a fé, ungida de esperança, não visse no horizonte último desta realidade, cairíamos no desalento. Sabemos que Cristo morreu, mas que também venceu a morte. Sábado não é um dia triste, mas um dia de meditação sobre a vitória de Jesus. Nesse dia, vocês podem deixar a TV ligada, porém sem o som. Mostrar para as crianças que esse sábado é uma ponte entre o sofrimento da sexta e a alegria do domingo.


DOMINGO:
Jelly Bean Cookies: fazer os cookies no sábado a noite e colocá-los para assar minutos antes das crianças irem para a cama. No domingo, quando elas acordarem e forem procurar pelos cookies no forno, eles não estarão lá. Assim como Jesus também não estava no sepulcro quando foram procurar por ele. Converse com as crianças dizendo que o doce do cookie é para nos lembrar do quão doce e grande é o amor de Deus por nós.

A Páscoa está aqui! Jesus está vivo!

Ministério Infantil - IBNU

Nenhum comentário:

Postar um comentário